Sobre o Autor

Francisco Florêncio é formado em Física pela Universidade Federal do Ceará e também é autor do blog de Empregos Emprego Rápido. Saiba mais...

Receba as Últimas Notícias

Digite seu email:

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tutorial Básico Blogger para Iniciantes

Nesse post vamos explicar basicamente como funciona o blogger e como criar seu blog lá. O blogger é uma opção até razoável, pois é muito mais flexível que o WordPress, apesar de este último ser bem mais profissional.


Tutorial Blogger


Criando Seu primeiro blog


1 - Para criar seu blog gratuitamente, basta acessar o site do blogger: http://www.blogger.com. Na tela de abertura do Blogger, clique em CRIAR BLOG.


2 - Caso você não possua uma conta do Google, preencha o formulário que aparecerá na tela. Você precisará de um email existente. Após preencher o formulário, clique em continuar. Caso você já possua uma conta que você usa no Google, como a conta do orkut, por exemplo, clique em acesse-a primeiro, logo antes do início do formulário e efetue o login.



3 - Agora crie um nome para seu blog, preenchendo o título e o endereço do mesmo. Lembre-se que este endereço deve ser bem escolhido, pois será como os usuários o encontrarão nos mecanismos de busca. Uma dica é criar um título e endereços que contenham as palavras-chave que serão usadas em seu site, como http://emprego-vagas-trabalho.blogspot.com para um site de empregos, por exemplo. Depois Clique em continuar.


4 - Escolha um dos modelos oferecidos pelo Blogger e clique em continuar.


5 - Seu blog está pronto para uso. Clique em Começar a usar o Blog.


Postando no Blogger


1 - Logo quando você começar a usar o blog, você iniciará na tela de postagem como mostra a figura. A interface é bem simples. Dentre algumas opções de postagens existem o Título da postagem, as opções de formatar a fonte, o tamanho da letra, colocar em negrito, em itálico, mudar a cor, inserir um link (uma palavra que você pode clicar e ser direcionado para outro endereço). Também existem os botões de alinhamento do texto, listas com números e lista com marcadores, citação (bloco de texto), verificar ortografia, inserir imagens, vídeos e remover formatação. Também existe a opção de se colocar marcadores nas postagens para classificar em que tipo de assunto a postagem se encontra. Abaixo você também encontra algumas opções de postagem como hora e data da mesma. Clique em publicar postagem para publicá-la imediatamente no blog. Se preferir, você pode salvar e depois editá-la antes de publicar no blog.

Conhecendo o Painél de Postagens


edição

Assim que você cria um blog no Blogger, a página de Postagem se abre. Para criar seus textos e/ou exibição de imagens, o Blogger te dá duas opções: o modo escrever, onde o painel de edição de postagem é muito semelhante à qualquer outro editor, como o World, por exemplo, e o modo Editar HTML, onde ficam visíveis os códigos e você também pode editá-los. Para quem não tem nenhuma experiência com códigos HTML, o ideal é começar usando o modo Escrever mesmo.

O modo Escrever e todas as funções dos ícones no painel:

modoescrever

Para utilizar as funções representadas por cada ícone no painel, primeiro selecione a palavra ou parágrafo onde pretende empregar o efeito (para selecionar, clique sobre a primeira letra e sem soltar o botão do mouse, arraste até o final da palavra ou parágrafo; a parte selecionada ficará com fundo azul marinho).

Da esquerda para a direita, õs ícones se apresentam desta maneira:

fonte possibilita a mudança do tipo de letra no trecho selecionado.

tamanho possibilita a mudança do tamanho da letra (ou fonte) no texto selecionado.

negrito deixa o trecho selecionado em negrito.

italico deixa o trecho selecionado em itálico.

colorido permite a mudança de cor do trecho selecionado.

link permite transformar uma palavra ou trecho em um link.

esquerda permite alinhar o texto ou imagem à esquerda.

centro permite alinhar o texto ou imagem ao centro.

direita permite alinhar o texto ou imagem à direita.

justificado permite justificar o texto, ou seja, deixar todas as linhas com o mesmo comprimento.

nummerada insere numeração à uma lista

marcadores insere marcadores à uma lista

blockquote permite um destaque ao trecho selecionado

corretor corretor ortográfico

imagem permite a inserção de imagem na postagem

video permite a inserção de um vídeo na postagem

borracha desfaz toda a formatação anterior de um texto selecionado.

Tanto no modo Escrever quanto no modo Editar HTML aparecerá no rodápé as seguintes opções:

Opções de postagens:

opções

Clicando neste link você poderá escolher se permitirá ou não comentários dos seus leitores nesta postagem e escolherá a data e hora que aparecerá em sua postagem. Este recurso de mudança de data permite um controle sobre a ordem em que suas postagens são apresentadas, ou seja, você pode programar uma postagem para ser sempre a primeira a ser vista no seu blog (colocando uma data futura, como 12/12/2030) ou ainda fazer com que uma postagem que acabou de ser escrita, aparecer entre outras mais antigas (colocando uma data passada).

Marcadores

marcadoresfinal

Marcadores são as categorias em que sua postagem se encaixa. Você pode criar quantas categorias desejar (por ex:música, filmes, opinião, culinária, etc). Uma lista com todas as categorias criadas por você podem ser exibidas em seu blog para facilitar a busca do leitor. Em uma mesma postagem você também pode inserir mais de uma categoria, devendo apenas separá-las por vírgulas. Ao criar categorias, elas ficam registradas e em futuras postagens, você poderá ver todos os marcadores já criados, clicando no link Mostrar Tudo (que aparecerá ao lado dos Marcadores somente quando você já tiver criado algum). A criação dos Marcadores se dá somente através deste campo do Painel de Postagens (imagem acima)

Sob o campo para inserir os Marcadores aparecem ainda algumas opções de formatação de texto que não se incluem no painel, mas que podem ser inseridas manualmente no modo Editar HTML.

Publicar , visualizar ou salvar

Por fim, você terá tres opções: publicar, salvar ou visualizar seu texto.

visualizar

Clicando em visualizar o Blogger lhe mostrará uma prévia das edições feitas em seu texto. Se estiver contente com o resultado, clique em Publicar ou continue editando, clicando em Ocultar Visualização.

publicar

Você pode publicar seu texto ou salvá-lo para continuar editando-o em outro momento. Clicando na opção Salvar Agora, seu texto será guardado na lista de postagens como rascunho e você poderá posteriormente fazer novas modificações, até publicá-lo definitivamente.


Adicionando Imagem nas Postagens do Blogger

Para adicionar imagem em sua postagem, como vimos anteriormente, é necessário clicar no ícone correspondente imagem no painel de edição de postagens. Ao clicar neste ícone, uma janela se abrirá para que você carregue uma imagem do seu computador ou de outra página da web:

inserindoimagem

Na primeira vez que você usar este recurso, terá primeiro que aceitar os Termos de Uso, clicando no quadradinho assinalado. Quando você insere imagens através do Blogger, um album no Picasa é criado para guardar suas imagens, mesmo que você não tenha nenhuma conta lá. A princípio seu album não será publico - para torná-lo público você deve acessar a página do Picasa (com o mesmo e-mail e senha que us para entrar no Blogger) e fazer a modificação.

Para subir uma imagem do seu computador

Clique em Arquivo e uma nova janela se abrirá, mostrando os documentos e imagens salvas no seu computador. Clique sobre a imagem que deseja postar e clique em Abrir

imagem1

Feito isso, assinale a posição em que sua imagem deve aparecer (Esquerda, Centralizado, Direita ou Nenhuma) e o tamanho da imagem (Pequena, Media, Grande). Ao clicar em Usar este layout sempre? a formatação escolhida será automaticamente repetida para novas imagens postadas. Se não deseja repetir automaticamente esta formatação no futuro, desmarque a opção. Você pode ainda clicar em Adicionar outra imagem, podendo carregar até cinco imagens ao mesmo tempo, porém, a formatação escolhido (por ex: à esquerda, tamanho médio), servirá para todas.

Para postar uma imagem da Internet

Para fazer o upload de uma imagem da Internet, antes é preciso ler com atenção o que o Blogger tem a dizer sobre isso:

não deverá usar uma localização de imagens que esteja hospedada por outra pessoa sem sua permissão. Em alguns casos, isso é chamado "roubo de largura de banda", porque toda vez que seu blog é carregado, a imagem é carregada do servidor dessa pessoa, que tem que pagar pelas despesas.

E ainda:
Antes de colocar uma imagem no seu blog, saiba que algumas imagens são protegidas como propriedade intelectual por meio de direitos autorais. Isso significa que o criador possui direitos legais exclusivos sobre suas obras e pode não querer que você as copie e exiba. Caso você não tenha certeza se uma imagem está ou não protegida por leis de direitos autorais, é melhor não se arriscar.

Para conhecer mais detalhes, clique no link Saiba Mais localizado abaixo do campo onde deverá inserir a url (o endereço) da imagem. Tendo se certificado de que o uso deste recurso não ferirá os direitos alheios, insira a url da imagem no campo apropriado e siga os mesmos passos já descritos para o upload de imagens do seu computador.

Dica1: Para se obter o endereço de uma imagem, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção Copiar Endereço da Imagem.

Dica 2: Para não correr o risco de infringir direitos alheios, certifique-se sobre as licenças de uso da imagem (este post da Nospheratt contém uma seleção muito interessante de sites que disponibilizam imagens e o significado de cada tipo de licença) e ainda, para não correr o risco de 'roubar banda', tenha o costume de salvar a imagem no seu computador e depois fazer o upload para sua postagem.

Após estabelecer como sua imagem deve ser exibida, clique em Fazer Upload de Imagem e aguarde que ela será carregada para sua postagem.

Mesmo depois de transferir uma imagem para sua postagem, você poderá alterar o tamanho pré-defido, bastando para isso clicar sobre ela e arrastar os quadradinhos que aparecerão à sua volta:

imagemmaior

Se desejar alterar o posicionamento da imagem, clique sobre a mesma e use o alinhamento do painel (direita, centro, esquerda) já visto anteriormente.




Editando as postagens

Ainda no Painel de Postagens você verá o link Editar Postagens. Clicando neste link você será levado à uma lista com todas as suas postagens, publicadas ou não (rascunho) e será possível modificar seus textos à partir daí. Basta clicar em Editar ao lado da postagem que deseja alterar e fazer suas modificações, publicando normalmente. A posição desta postagem em seu blog será mantida, à menos que você faça alterações na data, como vimos aqui. Ainda nesta mesma página você terá controle dos Marcadores, podendo desativar ou criar alguns. Para inserir um novo Marcador, clique no quadradinho que corresponde à postagem que deseja alterar, em seguida clique no menu Opções de Marcador e faça suas alterações.

editarpostagem


Configurando seu blog


1 - Na aba Configurações você pode configurar seu blog. Na guia básico você poderá mudar algumas configurações básicas, como o título e descrição do blog. Também poderá marcar se quer ou não ser encontrado pelos mecanismos de busca (Google), etc.
2 - Na guia publicação você pode mudar o endereço de seu blog ou comprar um domínio próprio.
3 - Na guia formatação você diz quantas postagens quer exibir na página inicial de seu blog, como quer o formato da data e hora, fuso horário, idioma, etc.

4 - Na guia comentários você configura como quiser as opções de comentários oferecidas em seu site.

5 - Na guia arquivamento você diz se suas postagens serão mensais, semanais, diárias, etc. Recomendamos deixar a segunda opção em sim, pois isso facilita seu site ser encontrado pelo google.

6 - Recomendamos que o leitor seja curioso o suficiente para pesquisar na internet mais sobre estas opções de configurações, dentre elas as que nós não comentamos até agora, como site feed, email, openID e permissões. Recomendamos muito a criação de um Feed, pois isso tornará seu site mais acessível aos mecanismos de busca. Você poderá criar seu feed usando o FeedBurner. Recomendamos uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto na internet. Não é nosso objetivo agora entrar em detalhes sobre o assunto, mas apenas dar uma básica explicação sobre o Blogger.

Mudando a Aparência de seu blog

1 - Na página de layout, na guia elementos da página, você tem as opções de mudar o cabeçalho, o corpo do blog, ajustar os elementos da barra lateral de seu blog em ordem de importância, etc. Você poderá adicionar mais elementos de página clicando em Adicionar um Gadget. Lá você encontrará muitas opções oferecidas pelo Blogger, dentre elas uma enquete, lista de links, seu perfil, Arquivos do Blog, Seguidores, etc.

2 - Na guia Fontes e cores, você poderá mudar as fontes e cores de sua página.

3 - Na guia editar html, você poderá mudar toda a estrutura de seu blog, inclusive o tema dele (template). Recomendamos uma pesquisa mais detalhada sobre como mudar templates blogger.

Instalando os Templates


Templates são documentos sem conteúdo, apenas com uma apresentação visual, que podem ser incoporados ao seu blog, determinando a aparência que ele terá. No sistema Blogger (ou Novo Blogger) este documento se apresenta no formato XML e deve ser salvo em seu computador (download) e depois colocado em seu blog (upload). Existem centenas de modelos à disposição em diversos sites, para uso gratuito, com a única e justa condição de que não se retirem os créditos dos mesmos. No final deste artigo indicarei sites onde se pode fazer o download de temas/templates para Blogger.

Para trocar de template você deve primeiro fazer o download de um arquivo XML onde se encontra os códigos que determinarão a aparência de seu blog. Geralmente os templates são distribuídos em pastas zipadas que devem ser descompactadas após o download. Normalmente estas pastas contém, além do arquivo XML, as imagens utilizadas na criação do template, bem como qualquer instrução de uso que o autor considere necessária. Apenas o arquivo XML deve ser 'colocado' em seu blog; as imagens servem apenas para serem guardadas e futuramente hospedadas em outros locais, se assim for necessário.

Para 'subir' um template para seu blog:

1-Guarde todas as suas widgets: widgets são todos os códigos e listas que você incorporou ao seu blog através do painel Adicionar Elemento de Página. Quando você troca seu template, você automaticamente perde todas as suas widgets, por isso, torna-se necessário fazer uma cópia de todos os códigos que complementam seu blog: contador, banners, links, códigos de imagens, códigos de programas de afiliados, etc. Para isso, basta clicar em Editar no retângulo correspondente à widget e copiar o código que aparece, colando-o no Bloco de Notas, por exemplo. Faça isso com todas as suas widgets (com excessão de Arquivos, Perfil e Marcadores).


2- Tendo copiado todos os códigos das widgets, clique em Editar HTML


Esta deve ser a página que você irá visualizar, e que contém todos os códigos do seu template atual:


3- Clique em Arquivo e procure em seu computador o arquivo XML que você baixou. Clique em Abrir e em Fazer Upload. Uma mensagem aparecerá avisando que suas widgets serão excluídas (e aparecerá uma lista com todas as widgets que você possui) e uma confirmação será pedida. Ao confirmar, suas widgets serão excluídas e o novo template será instalado.

Algumas vezes ocorrem erros que impedem a instalação de um template. Algumas medidas simples podem evitar dor de cabeça na hora de trocar um template:
  • Deixe marcada a opção Expandir Modelo de Widget;
  • Certifique-se de que está fazendo o upload do arquivo XML e não de uma imagem (GIF, JPG)
  • Se uma mensagem de erro persistir, troque de navegador. Algumas vezes ocorrem uns bugs no Firefox e no Internet Explore vai tudo bem e vice-versa.
  • Se você fez muitas modificações em seu blog em um curto espaço de tempo (em uma hora, por exemplo), espere mais algumas horas para trocar o template.
  • Se estas medidas não resolverem o problema, veja se é possível consultar o autor do template para obter informações ou procure testar outros modelos.
Depois de instalar o novo template, recoloque suas widgets no blog.

Sites que oferecem templates gratuitos para o Blogger:

Templates e Acessórios
Templates para Você
Templates Novo Blogger
Blogger Templates
eblog templates
Blogger Tricks
Blogger Templates
Zona Cerebral
BlogTemplates

4 - Em escolher novo modelo, você pode mudar o template(tema) atual por um já existente no Blogger. Não recomendamos usar os templates existentes no Blogger, pois os mesmos não deixam o site com uma aparência profissional. Em vez disso, recomenda-se a mudança por um dos templates que nós oferecemos junto com o kit.

Considerações Finais

É importante salientar que o leitor não aprenderá tudo muito rápido. A maioria das funções abordadas neste tutorial só serão aprendidas pelo usuário após um bom período de prática com o Blogger. Então recomenda-se o uso frequente do mesmo, para que blogar se torne algo normal em seu cotidiano.

2 comentários:

*Amanda* disse...

Bom. Eu gostaria de saber se quando eu transformo meu blog em domínio, ele ficará com minhas postagens lá. Por favor, mande a reposta em algum comentário do blog: http://primeiro-livro.blogspot.com/

Muito obrigada!
Abraços,
*Amanda*

Dessa disse...

AMEIII ! Ajudou bastante! obg bjs

Postar um comentário