Sobre o Autor

Francisco Florêncio é formado em Física pela Universidade Federal do Ceará e também é autor do blog de Empregos Emprego Rápido. Saiba mais...

Receba as Últimas Notícias

Digite seu email:

quarta-feira, 10 de março de 2010

Como escrever com confiança

Confiança Existe um mercado estilo europeu em Dallas na área de Oak Lawn. Eles servem refeições prontas e diversos tipos de sanduíches e saladas.

Mas o que mais chama atenção sobre o lugar é uma placa escrita na porta. É clássica.

A placa não diz “Por favor, venha novamente”, ou “Obrigado por sua visita”, ou outro texto típico.

A placa diz…

“Até amanhã.”

Escreva com confiança

Esse é um sinal de confiança. Claro, um fantástico produto, serviço ou experiência é o ponto de partida para que a confiança venha, mas muita gente tem medo e insegurança, mesmo quando o que ele oferece é realmente um bom produto.

Eu não estou falando de arrogância. A arrogância é uma indicação de medo, não de segurança.
Muitas pessoas, no entanto, escrevem seus blogs de um ponto de vista defensivo.

Se você mesmo não está confiante sobre o produto sobre o qual você vai falar, por que outras pessoas estariam? A confiança é um forte atrativo porque deixa as pessoas seguras de que estão fazendo uma escolha certa.

Algumas dicas para escrever com confiança:

1. Não leve para o lado pessoal

Recebeu um comentário ruim em seu blog dizendo que o que você escreveu fede mais do que uma dúzia de rãs mortas em um saco de queijo estragado? Tem um comentário que mostra uma falha em um de seus argumentos? O que você vai fazer? Convida-los para sair para se desculpar? Enviar-lhes uma carta sincera de desculpas? Não. Claro que não.

Haverá sempre pessoas que não concordam com você e sempre haverá alguém lá fora que não gosta do que você escreveu. Escrevendo para agradar a todo mundo é um erro.

É muito fácil começar a duvidar se suas palavras são todas boas, e extrapolar essas dúvidas como fracassos pessoais.

2. Você tem que ir de 0 a 100%.

Como nem tudo cresce de cima baixo, você deve começar de baixo, escrevendo mal no começo mas melhorando ao longo do tempo. Lembre-se de que você está suscetível aos erros, e isso é absolutamente normal. Precisa aprender a ganhar confiança, e isso não vem da noite pro dia. O processo é longo e gradual.

3. Dê um empurrão em si mesmo.

Escrever requer que você ponha pra fora o que você pensa, e isso nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes será necessário escrever sobre suas próprias experiências, às vezes você deve exercer um pouco de fé.

A confiança não é saber que você será bem sucedido, mas acreditar que você é o melhor no que faz. Acredite em si mesmo e você será um escritor muito melhor.

Bem, então até amanhã!

»»Leia Mais...