Sobre o Autor

Francisco Florêncio é formado em Física pela Universidade Federal do Ceará e também é autor do blog de Empregos Emprego Rápido. Saiba mais...

Receba as Últimas Notícias

Digite seu email:

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Criando Conteúdo: Trate seus Leitores como Cães.

Você quer mais audiência, mais assinantes, melhor conversão e leitores fanaticamente leais? Você pode ter tudo isso tendo uma simples frase em mente: Trate seus leitores como cães.
Como você faz quando quer ensinar seu cachorro a sentar?
Qualquer bom treinador lhe ensinará que a maneira mais fácil é dar-lhe muitas recompensas e amor todas as vezes que ele sentar quando você disser “Senta!”.

Não demora muito tempo até que ele esteja ansioso para ver quais outros tipos de instrução você deve ter. Você gostaria de vê-o mexendo a pata, o rabo, levando o lixo pra fora ou lavando as louças?
Um reforço positivo faz de seu cachorro um aliado. Ele quer fazer as coisas pra você. Ele está feliz quando você também está.

Como tratar seus leitores como cães

Toda vez que um leitor faz algo que você gosta (ler um post, assina seu Feed RSS, ler a mensagem de e-mail de sua Newsletter), você deve dar a seu leitor uma recompensa – um biscoito.
(Quando falo em “leitor”, me refiro também a ouvintes e às pessoas que assistem seus vídeos)
Isto é o que eu chamo de “biscoito de conteúdo”, e tem três características.

1. Biscoito de Conteúdo torna a Vida Melhor

Biscoito de Conteúdo torna a vida do leitor melhor de alguma maneira. Pode ser uma imagem engraçada, um tutorial útil ou apenas uma receita de sobremesa muito boa.
Mas de alguma maneira, grande ou pequena, o Biscoito de Conteúdo deixa o leitor grato por ter gasto um pouco de seu tempo o consumindo.
Conteúdos do tipo Como Fazer produzem um grande biscoito de conteúdo. Um conteúdo engraçado, inspirador ou emocionante podem funcionar também, se você você for bom nisso.
Se seus leitores lembram de seu conteúdo e o valorizam, o indicando a outras pessoas ou até mesmo  em sites como o Delicious, então você está fazendo bem.

2. Biscoito de Conteúdo pode ser usado logo

Para criar seu biscoito de conteúdo, você não precisa prometer nada de mágico. Este tipo de conteúdo contém soluções simples e rápidas que as pessoas podem aplicar logo.
Você também pode falar sobre soluções a longo prazo, mas é importante rechear seu conteúdo com soluções rápidas e torna-lo mais saboroso. Seus leitores já tem problemas demais no dia-a-dia. O que eles querem são soluções rápidas para problemas que eles enfrentam. Eles não leem seu site buscando mais problemas, mas sim soluções.

3. O biscoito de Conteúdo é saboroso

Um biscoito de conteúdo é fácil de se ler. Ele dá prazer ao leitor. É frequentemente uma forma de entretenimento. É bem organizado, e isto torna mais fácil a digestão.
Para criar tal conteúdo, você usa suas melhores habilidades de escritor. Não mostre o quão talentoso você é, mas torne o conteúdo mais delicioso para seu leitor.

Uma leitura fácil é terrivelmente difícil de se escrever.
~ Nathaniel Hawthorne

Treinando seus leitores

Em uma caixa de email ou em um leitor de RSS, o biscoito de conteúdo tenderá a atrair seus leitores primeiro. Você está literalmente treinando aquele leitor para consumir seu conteúdo, porque o conteúdo é benéfico e atraente.
Toda vez que ele lê seu conteúdo, se sente melhor. Não é difícil que seu leitor se acostume e tenha o hábito de ler seu conteúdo diariamente. (Melhor ainda, você é 100% sem gordura trans)
Isto significa que você nunca deve promover a si mesmo? Nem sempre. Você pode fazer ofertas de alta qualidade regularmente (e deve, se quiser manter seu site rentável). Tenha apenas a certeza de que está colocando biscoito suficiente para manter a atenção e o interesse de seus leitores.
Você provavelmente não quer criar nada além de biscoitos. Isto pode causar a maior indigestão em seu leitor.
Mas os inclua suficientemente, e então estará treinando sua audiência a abrir seu e-mail e ler seus posts. Você vai descobrir que quanto mais você dá recompensas a eles, mais eles lhe recompensarão.
»»Leia Mais...